A escovação inadequada ou incompleta faz com que a placa bacteriana e o tártaro se acumulem na base dos dentes, causando uma inflamação chamada de Doença Periodontal ou Periodontite. É uma infecção silenciosa e seus sintomas só se tornam perceptíveis em fase avançada, atinge os tecidos de sustentação dos dentes, e pode levar a perda dos mesmos.

As bactérias presentes na boca utilizam a gengiva doente para se infiltrar na corrente sanguínea, causando placas nos vasos menores e entupindo-os. A relação entre a doença e a ereção é que justamente a ereção se dá pela concentração do sangue em vasos menores.
Estudo realizado pela Universidade Inonu, na Turquia contou com a participação de 80 homens, entre 30 e 40 anos, com disfunção erétil, e 82 homens sem problemas de impotência.

A pesquisa constatou que entre os participantes do grupo que tinham disfunção 53% apresentavam periodontite em contraste com o outro grupo, onde não havia disfunção apenas 23% dos homens apresentaram periodontite. A doença periodontal pode acrescentar três vezes mais chances de ter problemas de ereção.

Ou seja, quem não mantém a higiene bucal adequada está mais propenso a sofrer problemas de ereção. Além do entupimento de vasos sanguíneos, a periodontite bloqueia uma enzima chamada eNOS, responsável por ajudar os homens na hora “H”.
Consulte imediatamente o dentista para um checkup periódico, tire suas dúvidas e mantenha-se livre das doenças periodontais.

© 2017 - Clínica Max Túlio Desenvolvido por Em caso de emergências        (27) 98809-4315