O plasma rico em plaquetas (PRP) é em um composto presente no sangue humano que possui alta concentração de plaquetas em um volume mínimo de plasma.

Utilizado em cirurgias odontológicas com a finalidade de acelerar o processo de cicatrização e regeneração do tecido ósseo nos casos em que é preciso recriar estrutura óssea com enxertos (geralmente necessária para colocação de implantes dentários). Além disso, o plasma rico em plaquetas auxilia na reconstrução de rebordos alveolares, no levantamento de assoalho do seio maxilar e na reconstrução de outros defeitos ósseos.

A obtenção do plasma rico em plaquetas dá-se pela coleta de uma amostra sanguínea do paciente no dia da cirurgia. O tubo contendo o sangue é colocado em uma máquina centrífuga que faz a separação do plasma. O resultado é um biomaterial de aspecto gelatinoso que pode ser aplicado no local da cirurgia.

Por se tratar de um biomaterial autólogo, ou seja, retirado do próprio paciente para ser reaplicado, não existe possibilidade de rejeição imunológica e infecções. Essa técnica pode ser utilizada individualmente ou em conjunto com o enxerto ósseo autógeno (procedimento cirúrgico que retira osso de outra parte do corpo do paciente para reimplante na boca com a finalidade de recuperar estrutura óssea, principalmente para colocação de implantes dentários). O PRP pode ser um grande aliado na regeneração óssea nesses casos.

© 2017 - Clínica Max Túlio Desenvolvido por Em caso de emergências        (27) 98809-4315