A falta de saúde bucal, principalmente em crianças, pode contribuir para o surgimento de doenças graves, como cáries, doenças periodontais, ulcera oral, etc.
Apesar de ser necessário um acompanhamento odontológico feito pela mãe durante a gestação, é no primeiro ano de vida do bebê que é recomendada a sua primeira visita a um odontopediatra. É exatamente nessa consulta que se dará os esclarecimentos de dúvidas e indicações de cuidados para a saúde bucal da criança.
A consulta tardia pode ser mais traumática, e ocorre geralmente apenas quando o pequeno está com algum problema grave, ás vezes até com dor e sensibilidade. Iniciar cedo as visitas de rotina ao dentista traz muitas vantagens, a criança cresce se acostumando e formando um vínculo afetivo e de confiança com o profissional, tendo como consequência o melhor comportamento no consultório quando maiores.
A experiência da criança pode ser bem diferente da que seus pais tiveram por exemplo. Essa prática de cuidar da saúde bucal desde cedo e de forma regular fará com que as crianças cresçam mais conscientes e transmitam confiança para as próximas gerações.

Fonte: OralB Site